Fechar
Receba nossa newsletter

É só se cadastrar! Você recebe em primeira mão os links para todo o conteúdo publicado, além de outras novidades, diretamente em seu e-mail. E é de graça.

ARG: produtores querem agregar valor a lã exportada

postado em 09/09/2009

Comente!!!
Aumentar tamanho do texto Diminuir tamanho do texto Imprimir conteúdo da página

 

Até junho de 2008, somente 21% da lã exportada pela Argentina era vendida como suja (sem processamento industrial). O resto, era vendido ao exterior cardada (79%) ou lavada (20%).

Desde meados do ano passado, no entanto, o valor agregado da lã foi desaparecendo. "Hoje, o negócio é exportar lã suja, sobretudo ao Uruguai, onde se agregam valor ao produto para exportar depois", disse o vice-presidente da Federação de Sociedades Rurais de Río Negro, Edgar Contín.

Frente a essa situação, os fornecedores de lã cardada e lavada estão pedindo proteção ao Governo Nacional. Para eles, a solução passa por aprofundar a diferença atual de 5% entre os impostos de exportação da lã suja e das lãs cardada e processada. "Somos conscientes de que os lavadores e cardadores estão em uma situação muito difícil, mas nos opomos que seja nosso setor que suporte esta maior carga tributária".

Os produtores, ao contrário, querem que o Governo elimine os impostos às lãs cardadas e lavadas. "Isso beneficiaria a todos", disse Contín. Os produtores não são quem absorvem o custo do cardado e do lavado da lã porque, em geral, vendem suas produções sujas às empresas exportadoras. Essas se encarregam do processamento e do pagamento dos impostos. No entanto, o aumento dos impostos de exportação afeta os produtores, segundo Contín, porque os exportadores descontam dos produtores o pagamento dos impostos do preço final pago pela lã.

A reportagem é do Infocampo, traduzida e adaptada pela Equipe FarmPoint.

Avalie esse conteúdo: (e seja o primeiro a avaliar!)

Envie seu comentário:

3000 caracteres restantes


Enviar comentário
Todos os comentários são moderados pela equipe FarmPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

Quer receber os próximos comentários desse artigo em seu e-mail?

Receber os próximos comentários em meu e-mail

Copyright © 2000 - 2025 AgriPoint - Serviços de Informação para o Agronegócio. - Todos os direitos reservados

O conteúdo deste site não pode ser copiado, reproduzido ou transmitido sem o consentimento expresso da AgriPoint.

Consulte nossa Política de privacidade