Fechar
Receba nossa newsletter

É só se cadastrar! Você recebe em primeira mão os links para todo o conteúdo publicado, além de outras novidades, diretamente em seu e-mail. E é de graça.

Argentina: segue impasse entre Governo e produtores

postado em 31/03/2008

Comente!!!
Aumentar tamanho do texto Diminuir tamanho do texto Imprimir conteúdo da página

 

A trégua dada pelos produtores argentinos ao governo de Cristina Kirchner durou pouco mais de 20 horas. A expectativa é de retomada de diálogo hoje. Os protestos, incluindo bloqueios de estradas, além de provocarem desabastecimento de alimentos, constituem-se no maior desafio já declarado por um setor ao governo do casal Kirchner.

Os produtores exigem a suspensão dos aumentos dos impostos, mas o governo recusa-se a discutir o fim dos reajustes. No fim da noite de ontem, o governo acenou com o anúncio de um pacote de medidas para beneficiar pequenos produtores agrícolas.

Na sexta-feira, as quatro associações do setor haviam decidido suspender a paralisação. Mas sem obter avanços nas reuniões com os ministros, retomaram os protestos, incluindo os piquetes que impedem a entrada de alimentos no país.

O governo insiste que só conversará após o fim do movimento. "O único efeito dos piquetes é o desabastecimento para nossas crianças e idosos", alfinetou o ministro do Interior, Florencio Randazzo.

Segundo reportagem de Ariel Palácios, do jornal O Estado de S.Paulo, mesmo com uma possível retomada da negociação hoje, o cenário era de impasse até ontem à noite, já que o governo não aceita de forma alguma a suspensão dos aumentos dos impostos sobre as exportações. No fim de semana, as lideranças agropecuárias pediram que o governo pelo menos suspendesse os aumentos por 90 dias em troca do fim da paralisação. Mas Cristina rejeitou a proposta.

Avalie esse conteúdo: (5 estrelas)

Envie seu comentário:

3000 caracteres restantes


Enviar comentário
Todos os comentários são moderados pela equipe FarmPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

Quer receber os próximos comentários desse artigo em seu e-mail?

Receber os próximos comentários em meu e-mail

Copyright © 2000 - 2025 AgriPoint - Serviços de Informação para o Agronegócio. - Todos os direitos reservados

O conteúdo deste site não pode ser copiado, reproduzido ou transmitido sem o consentimento expresso da AgriPoint.

Consulte nossa Política de privacidade