O tema foi abordado de forma descontraída e adequada à realidade local, enfocando o impacto negativo causado pelas doenças que acometem os caprinos e ovinos e o papel da ADAB como aliada do agricultor familiar na prevenção e controle dessas enfermidades. Na peça, um agricultor familiar se queixa à sua esposa sobre os prejuízos que tem tido na criação de cabras e ovelhas por causa das doenças que vinham surgindo recentemente.
No ano anterior havia perdido parte da criação por conta de um surto de raiva na localidade e nesse ano estava tendo muitos problemas com os abscessos causados pela linfadenite caseosa. Então, um técnico em agropecuária da Assistência Técnica e Extensão Rural - ATER se propõe a ajudar e fala sobre a ADAB ao agricultor familiar e a sua esposa, e após certo esforço consegue convencê-los a irem até o escritório da ADAB para abrirem cadastro e solicitarem o atendimento à sua propriedade e comunidade para diagnosticar os problemas que estavam ocorrendo. Ao final do teatro o técnico da ADAB e músico Luiz Carlos Mendes apresentou a música "Crie Ovelha e Cabra com Saúde", de sua autoria, reforçando os cuidados com a saúde do rebanho que o criador precisa observar.
O evento contou também com a presença da Unidade Móvel do Programa Sertão Produtivo, onde uma equipe da SUAF e da ADAB prestavam informações sobre o Programa de Sanidade dos Caprinos e Ovinos e sobre o próprio sertão produtivo.
O Dia da Agricultura Familiar do Território de Irecê representou uma grande oportunidade para aproximar e valorizar a agricultura familiar perante a sociedade. Por fim, cabe ressaltar o papel que eventos como esse exerce para integração entre as entidades da agricultura Familiar e as instituições.
Figura 1 - Atores atuando no teatro sobre sanidade.
As informações são do Governo da Bahia, resumidas e adaptadas pela Equipe FarmPoint.
Envie seu comentário: