Fechar
Receba nossa newsletter

É só se cadastrar! Você recebe em primeira mão os links para todo o conteúdo publicado, além de outras novidades, diretamente em seu e-mail. E é de graça.

BA: inaugurado frigorífico em Alagoinhas

postado em 23/03/2009

Comente!!!
Aumentar tamanho do texto Diminuir tamanho do texto Imprimir conteúdo da página

 

Como resultado da política de atração de investimentos do Governo do Estado, foi inaugurado oficialmente, neste sábado (21), o Frigorífico Regional de Alagoinhas (Frigoalas). Com capacidade diária total para abater 1,1 mil animais como bovinos, suínos, caprinos e ovinos, a unidade de Alagoinhas vai atender a 12 cidades da região.

O investimento do empreendimento foi de R$ 12 milhões, com previsão de gerar 200 empregos diretos e pelo menos 400 indiretos.

Segundo o secretário da Agricultura, Roberto Muniz, é muito importante apoiar a implantação de frigoríficos regionais na Bahia, principalmente com o selo do Serviço de Inspeção Estadual (SIE). "É fundamental para a reorganização da cadeia produtiva da carne no estado, garantindo a oferta de alimentos seguros e de qualidade à população baiana", assegura Muniz.

A Secretaria da Agricultura, Irrigação e Reforma Agrária (Seagri), por meio da Agência Estadual de Defesa Agropecuária (Adab), acompanhou todo o processo de implantação do frigorífico, desde a elaboração do projeto, inspeção do terreno, até a liberação para funcionamento. "A Adab é responsável pelo cumprimento da Portaria nº 304 do Ministério da Agricultura (Mapa), que tem como objetivo garantir a qualidade da carne no abate e no transporte", afirma o diretor-geral da Adab, Cássio Peixoto. A meta da agência é ampliar o número de municípios com abatedouros frigoríficos sob fiscalização do SIE, para combater o abate clandestino e a comercialização da carne não-inspecionada.

Segundo o sócio-diretor do Frigoalas, Manoel Mairton de Souza, para garantir a qualidade da carne, será utilizado o sistema de nórea automática, onde a carne é pendurada nos trilhos aéreos e manipulada por funcionários devidamente treinados, para diminuir o risco de contaminação. "Recebemos o apoio da Seagri e da Agência Estadual de Defesa Agropecuária com o acompanhamento dos veterinários, desde a chegada dos animais nos currais até a liberação para o abate", afirma.

A unidade de Alagoinhas é a terceira do grupo e possui área de 150 hectares com currais, sala de abate, câmaras frigoríficas e lagoa de decantação, além de 15 caminhões-frigoríficos.

As informações são da Agência de Comunicação da Bahia, resumidas e adaptadas pela equipe FarmPoint.

Avalie esse conteúdo: (e seja o primeiro a avaliar!)

Envie seu comentário:

3000 caracteres restantes


Enviar comentário
Todos os comentários são moderados pela equipe FarmPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

Quer receber os próximos comentários desse artigo em seu e-mail?

Receber os próximos comentários em meu e-mail

Copyright © 2000 - 2024 AgriPoint - Serviços de Informação para o Agronegócio. - Todos os direitos reservados

O conteúdo deste site não pode ser copiado, reproduzido ou transmitido sem o consentimento expresso da AgriPoint.

Consulte nossa Política de privacidade