Ele disse ainda que é preciso mudar a legislação com relação às empresas detentoras de lavras para exploração de insumos, em especial, as que estão sem utilização há muitos anos.
Quanto à possibilidade de aumentar a produção interna de fertilizantes e reduzir a vulnerabilidade do Brasil, o ministro recomendou cautela. "Poucos países produzem e exportam esses componentes e existe um risco, em caso de grande aumento da demanda mundial e por questão de proteção de mercado", enfatizou.
As informações são do Mapa.
Carlos Antonio Cardoso
Passos - Minas Gerais - Revenda de produtos agropecuários
postado em 17/07/2008
É tão fácil para um Ministro falar que o país tem potencial para produção, o que mais me intriga é o fato do governo deixar as coisas acontecerem sem tomar nenhuma medida, se temos capacitade e jazidas que são suficientes por que deixam as coisas chegarem a tal ponto dos fertilizantes mais que dobrarem de preço.
Isto nos mostra que o governo não da a minima para o setor produtivo, ele só se importa quando comenta do PIB do agronegocio, mas não faz nada para incrementarmos a produção nacional.
O Brasil tem uma area imensa e algumas delas sub-utilizadas, ou seja, não há a aplicação de tecnicas agronomicas para aumentarmos a média produtiva destas areas, se tivessemos uma politica e politicos mais sérios talvez conseguiriamos reverter, ou melhor, incrementar nossa produção agrícola em menor tempo.
Parabéns ao nosso "Ministro" que tanto tem feito pela agricultura Brasileira.