Fechar
Receba nossa newsletter

É só se cadastrar! Você recebe em primeira mão os links para todo o conteúdo publicado, além de outras novidades, diretamente em seu e-mail. E é de graça.

Caprinovinocultura movimenta R$ 25 mi na Paraíba

postado em 20/12/2010

1 comentário
Aumentar tamanho do texto Diminuir tamanho do texto Imprimir conteúdo da página

 

Mais de 830 mil caprinos e ovinos formam o rebanho da Paraíba atualmente, levando em consideração o censo realizado pelo Governo do Estado no ano passado, que contabilizou 762.262 animais e uma estimativa de crescimento anual de 10%.

Embora não confirmada pela Associação Paraibana dos Criadores de Caprinos e Ovinos (Apacco), a caprinovinocultura deve movimentar, por ano, a quantia aproximada de R$ 25 milhões no estado, que é o quarto produtor da região Nordeste.

A caprinovinocultura está presente em todos os 223 municípios paraibanos, embora a concentração maior esteja na região do Cariri, que acaba se transformando na base da economia destes municípios e constitui um importante viés econômico, na avaliação do presidente da Apacco, Luiz Gonzaga Targino Moura.

A caprinovinocultura é uma importante atividade pecuária para a região, segundo ele, porque mantém o homem no campo, oferecendo oportunidades e melhoria das suas condições de vida. Mas para o presidente da Apacco, ainda é preciso implantar uma maior regularidade na produção, o que trará vantagens para o produtor e também para o consumidor. A meta dos criadores é que, em cinco anos, a caprinovinocultura tenha um mercado assegurado, com a consolidação da sua cadeia produtiva.

Para fechar essa cadeia produtiva, que inclui a preparação dos caprinos e ovinos para abate, a produção, a criação e a comercialização dos animais, a Apacco e o Sebrae deram início neste ano a reuniões com os criadores. "A Apacco vai instalar centro de terminação em locais diversos que concentram a caprinovinocultura e o produto receberá um Selo de Qualidade", explicou Luiz Gonzaga.

Os criadores receberão extensão rural e acompanhamento, programa de cruzas e assistência, que fazem parte do plano estratégico, que está sendo elaborado. "Estaremos produzindo com mais qualidade", disse o presidente da Apacco.

A matéria é de Karina Araújo, publicada no O Norte, adaptada pela Equipe FarmPoint.

Avalie esse conteúdo: (5 estrelas)

Comentários

TADEU CONFESSOR

Patos - Paraiba - Produção de caprinos de corte
postado em 25/07/2011

A IDÉIA CONTIDA NO PAPEL E AS INTENÇÕES SÃO BOAS. PORÉM A PRÁTICA ENCONTRA-SE INSATISFATÓRIA ATÉ O PRESENTE MOMENTO.

Quer receber os próximos comentários desse artigo em seu e-mail?

Receber os próximos comentários em meu e-mail

Envie seu comentário:

3000 caracteres restantes


Enviar comentário
Todos os comentários são moderados pela equipe FarmPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

Copyright © 2000 - 2024 AgriPoint - Serviços de Informação para o Agronegócio. - Todos os direitos reservados

O conteúdo deste site não pode ser copiado, reproduzido ou transmitido sem o consentimento expresso da AgriPoint.

Consulte nossa Política de privacidade