O trabalho apresentado pelos baianos, mostrando resultados de ensaios de pesquisa com o uso da homeopatia em caprinos, foi premiado por ter identificado o produto homeopático Hepar Sulphur, dentre os avaliados, como o que apresentou a maior eficácia no controle das enfermidades em animais já acometidos com a doença. A EBDA concorreu com 27 trabalhos inscritos pelas diversas instituições de pesquisa agropecuária de todo o país.
O autor principal do trabalho é o Médico Veterinário Gustavo dos Reis Oliveira - bolsista do CNPq, no projeto "Desenvolvimento e validação de um modelo de produção orgânica de leite, para a agricultura familiar, em bases agroecológicas resguardando a biodiversidade local", coordenado pela EBDA. Farouk Zacharias e Antônio Vicente da Silva Dias, Médicos Veterinários da empresa e especialistas em homeopatia são co-autores do trabalho.
De acordo com Farouk Zacharias, a linfadenite caseosa ainda não tem controle seguro, e as vacinas disponíveis mostram-se pouco eficazes. Quanto ao tratamento com o uso de antibióticos, o pesquisador afirmou que é antieconômico e difícil de ser utilizado devido às características da doença e a dificuldade da medicação penetrar nos caroços infectados. Com relação ao trabalho apresentado, ele disse que a medicação homeopática foi capaz de reduzir os abscessos produzidos pela doença em relação aos grupos de controle de animais não medicados e os outros grupos testes. "Esses resultados promissores são preliminares e precisam ser confirmados em novos trabalhos de pesquisa", afirmou Zacharias.
As informações são da Seagri - BA, resumidas e adaptadas pela Equipe FarmPoint.
Envie seu comentário: