Aprovada nesta quarta-feira (14/08) na Comissão de Agricultura e Reforma Agrária (CRA) do Senado, a proposta tem por finalidade impedir a suspensão do repasse de recursos públicos para instituições de pesquisa em períodos de restrição orçamentária. Agora, o conjunto de emendas aprovadas na CRA será analisado pelo relator da LDO, deputado Danilo Fortes (PMDB-CE).
O relator vai analisar as emendas individuais, as de comissão e as de bancada na Comissão Mista de Planos, Orçamentos Públicos e Fiscalização (CMO). O prazo para essa análise termina no dia 29 de agosto. Depois dessa data, a LDO será apreciada pelo Congresso Nacional.
A senadora ressalta a importância de manutenção dos investimentos em estudos de novas tecnologias voltadas para o campo. “A interrupção dos repasses financeiros pode comprometer o avanço e a conclusão de pesquisas desenvolvidas durante anos, inviabilizando a conclusão dos experimentos e a oferta de novas variedades para o produtor rural”, avalia.
Apesar do avanço dos últimos anos, a presidente da CNA cita pesquisas ainda pouco exploradas pelas instituições brasileiras, como é do caso das que envolvem transgenia, bioenergia, plantas de maior valor nutricional e sementes resistentes à seca.
Ressalta a importância da pesquisa para a agropecuária nacional. “É com os resultados das pesquisas que o Brasil vai poder produzir mais alimentos, de forma sustentável, sem necessidade de expansão das áreas de produção”, afirma a presidente da CNA.
As informações são da Assessoria de Comunicação CNA, adaptadas pela Equipe AgriPoint.
Rosana de Oliveira Pithan e Silva
São Paulo - São Paulo - Pesquisa/ensino
postado em 19/08/2013
Ainda bem que o setor começa a se posicionar sobre a pesquisa. Se as coisas vão mal no nível nacional, no Estado de São Paulo as coisas vão muito pior. A pesquisa cada vez tem menos recursos do Estado e os baixos salários têm levado a evasão dos pesquisadores. Falta verba para tudo. Tem pesquisador tendo até que limpar sua sala, por falta de recursos para contratar limpadora. Precisamos que o setor também pressione nosso governador. A pesquisa de São Paulo sempre foi parâmetro para a pesquisa nacional. Agora estamos sendo sucateados.