''Precisamos diminuir a diferença entre os dois setores. A agricultura recebe muito mais atenção de investidores e do Governo, mas a pecuária também gera uma riqueza muito grande para o País. Por isso, um dos nossos objetivos é formular esse sistema de apoio ao pecuarista. Temos que cuidar dessa galinha dos ovos de ouro que é a agricultura e a pecuária do Brasil. Ambas são igualmente importantes'', ressaltou. O ministro não deu, porém, mais detalhes sobre esse sistema de apoio, nem quando ele será implantado.
No início do discurso, Rossi parabenizou os produtores rurais do Paraná pelo trabalho feito no Estado. ''Temos condições adequadas para produzir em todo o Brasil, mas Deus abençoou o Paraná de uma forma especial. Quero parabenizar o homem do campo que vive aqui, o homem que ajuda o Brasil a crescer.''
Rossi também comentou sobre o recorde da produção agrícola em 2011, prevista pelo Ministério da Agricultura e a importância do produtor rural nesse processo. ''Estamos batendo recordes produtivos. A safra nacional de grãos chegará a cerca de 157 milhões de toneladas, 4% a mais que no ano passado. Por isso temos que apoiar e respeitar o produtor rural, porque são eles que trabalham pelo bem do Brasil.'' A safra recorde de 2010 atingiu 149,7 milhões de toneladas.
A matéria é de Paula Barbosa Ocanha, publicada na Folha de Londrina, resumida e adaptada pela Equipe AgriPoint.
Paulo Sergio Ruffato Pereira
Rio Bonito - Rio de Janeiro - Instituições Governamentais - MAPA
postado em 19/04/2011
O ministro está correto em equilibrar esta balança, pois o Ministério é da Agricultura e Pecuária, trabalhando no Abastecimento de alimentos para o Brasil e o mundo.