O Lacticínio, que tem o mesmo nome do Distrito de Arcoverde, chamado Ipojuca, atende a 63 associações que distribuem gratuitamente 5,6 mil litros de leite de cabra e de vaca por dia à famílias carentes de 14 municípios - Vertentes, Pesqueira, Arcoverde, Buíque, Ibimirim, Petrolândia, Jatobá, Tacaratú, Betânia, Flores, Calumbi, Triunfo e Santa Cruz da Baixa Verde.
"A melhoria da qualidade genética do rebanho pernambucano vem aumentando a produção do leite de cabra em regiões como a de Arcovede, justificando o aumento da cota dos atuais 17 litros por produtor para 30 litros", avalia o secretário, acrescentando que o assunto foi adiantado pelos gestores dos programas do leite do Nordeste, em recente encontro no Recife. "A proposta será encaminhada ao MDS e o Governo do Estado apoia essa demanda com aumento da contrapartida do Tesouro Estadual", diz Ranilson Ramos.
O Laticínio Ipojuca, de acordo com o gerente, Luciano de Brito, trabalha com os cooperados da Acovipa (Associação dos Caprinovinocultores do Vale do Ipojuca) e relata que os produtores anseiam pelo aumento da cota do leite de cabra. "Esse é um programa que atende a toda a cadeia produtiva do leite e muito gratificando quando chegamos nas comunidades para fazer a entrega às associações e observamos a alegria das famílias que esperam pela distribuição de leite todos os dias", salientou.
O pequeno produtor, Antônio Alberto Cavalcanti Filho, tem 12 matrizes de caprinos e entrega 17 litros por dia. "Se tivermos uma cota maior vamos comprar mais matrizes para produzir mais", falou o presidente da Acovipa e também criador Antônio Cavalcanti.
Leite de Todos
O Programa Leite de Todos atende diariamente a 95 mil famílias com um litro de leite cada uma em 129 municípios pernambucanos. São beneficiários do Programa crianças de zero a seis anos, gestantes, lactantes e idosos. Todos estão em situação de risco nutricional.
As informações são da Secretaria de Agricultura e Reforma Agrária de PE, resumidas e adaptadas pela Equipe FarmPoint.
Envie seu comentário: