Ele está à frente do ministério desde março de 2007 e tem sido um ferrenho defensor da chamada agricultura comercial, de larga escala, buscando negociações de dívidas junto às áreas econômicas do governo e promovendo programas de apoio à comercialização das safras em momentos de preços desfavoráveis.
Com sua postura, entrou em rota de colisão com o ministro do Meio Ambiente, Carlos Minc, obrigando a intervenção do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que pediu para que os dois mantivessem suas divergências fora da imprensa.
O ministro também buscou dar maior projeção política ao Ministério da Agricultura, participando de discussões importantes do governo como nos assuntos de clima, do novo código florestal e da reforma do setor de mineração, dando ênfase ao aumento da produção de fertilizantes no país.
O governo brasileiro tem procurado responder a críticas de países consumidores sobre o avanço da produção agropecuária sobre regiões de mata, temendo barreiras no comércio internacional de commodities.
As informações são da Reuters, para Folha Online, resumidas e adaptadas pela Equipe AgriPoint.
walterlan rodrigues
brasilandia - Mato Grosso do Sul - Produção de gado de corte
postado em 10/12/2009
Será que o próximo Ministro da Agricultura vai enfrentar o Minc?